URGENTE: Sete Vereadores são destituídos em Ipanguaçu

Foto: Vereadores registram chapa para Presidência da Câmara
A Câmara Municipal de Ipanguaçu vivencia um momento histórico. Neste sábado, 29/12, os sete vereadores que compõem a base oposicionista: Lindemberg Alexandre Faustino, Joildo Lobato Bezerra, Remo da Fonsêca Silveira, Vera Lúcia Barbalho Lopes, José Ubiratan de Alcântara Júnior, Rayris de Oliveira Alves e Doel Soares da Costa, tiveram seus respectivos mandatos extintos por não comparecerem à 05 (cinco) sessões extraordinárias convocadas pelo Prefeito Valderedo Bertoldo, para votação da LOA. Na oportunidade, os vereadores tiveram o direito de apresentarem defesa, mas se ausentaram do plenário antes mesmo da apresentação do resultado final.

Suplentes assumem de imediato, tendo em vista a necessidade de se votar e aprovar o Projeto de Lei Orçamentária para o exercício de 2019, que estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Ipanguaçu até 31 de dezembro de 2018. A não aprovação do Projeto da LOA 2019 até 31.12.2018, traria grandes prejuízos a todos os munícipes.

Em instantes mais detalhes.

Ipanguaçu: Vereadores da oposição estão proibidos de praticar atos na presidência da Câmara

A Juíza Aline Belém, do TJRN, entendeu que houve nulidade no agir dos representantes da oposição em seus trâmites ao destituírem Batista Bertoldo da Presidência da Casa.

Ao analisar o caso, a Juíza ponderou que, "É lamentável ver a que ponto chega a busca pelo poder" e ainda determinou que os vereadores se abstenham de praticar qualquer ato privativo ao Presidente da Câmara sob pena de multa diária. 

Disse ainda que, "É preciso que a Lei seja respeitada, a Câmara precisa voltar à ordem normal".

Por fim, a Juiza afirmou que não há o que se falar em ilegalidade da eleição de Batista para a presidência da Casa no Bienio 2019/2020 pois, foram respeitados todos os trâmites, seguindo o regimento da casa, como manda a Lei. 

Confira a decisão:

Município de Ipanguaçu é contemplado com Academia de Saúde

Ipanguaçu está entre os 32 municípios do estado do RN que foram contemplados com o projeto Academia da Saúde, por meio de parceria com o Ministério da Saúde.

A proposta de implantação foi apresentada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde. Os recursos federais serão destinados à execução de obras de uma Academia da Saúde para o bairro Frei Damião, após o município obter êxito na proposta, estando na lista de habilitados, divulgada através da Portaria nº 4.139, de 21 de dezembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União.

Os recursos para execução da obra, estão orçados no valor de R$ 125 mil reais, oriundos do Ministério da Saúde, por meio de indicação parlamentar do deputado federal Rafael Motta.

"Esse é mais um investimento conquistado pela nossa gestão, que sempre se mantém atenta e em busca de garantir ações e projetos que proporcionem a melhoria da qualidade de vida do nosso povo", explicou Valderedo. 

O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros que foi lançado em 2011. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.

Fonte: Núcleo de Comunicação
Foto: Ilustrativa

Matrículas abertas para o Ano letivo de 2019 na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação, informa que já está disponível em todas as unidades de ensino municipal as matrículas para o Ano letivo de 2019.

Oferecemos matrículas: 
- Ensino Infantil Creche e Pré-Escola (03 a 05 anos)
- Ensino Fundamental
- Educação de Jovens e Adultos-EJA.

Os pais ou responsáveis deverão se dirigir as escolas no horário normal de expediente.

Fonte: Núcleo de Comunicação
Imagem: Ilustração

Baile Retrô foi tema de confraternização dos grupos de convivência da Melhor Idade de Ipanguaçu

Em noite encantadora, grupos de convivência da melhor idade do município de Ipanguaçu se confraternizam em grande estilo.

A Prefeitura de Ipanguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, realizou nesta quinta-feira (20), um momento de confraternização em clima anos 60, com o público da melhor idade que participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no Baile Retrô, que teve por objetivo integrar a população idosa em práticas que estimulem a boa convivência, a qualidade de vida, o lazer e a saúde. Na ocasião estiveram presente, o secretário (interino) de Assistência Social, Orlando Lopes, coordenadores e monitores do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.

Na ocasião foi oferecido um delicioso lanche aos participantes, acompanhado de sanfoneiro animou a festa com muito forró pé de serra. Todos os presentes ficaram satisfeitos com a programação.

Fonte/Fotos: Núcleo de Comunicação


Filme "A baronesa de Serra Branca" teve exibição dentro da programação aos 70 Anos de Emancipação de Ipanguaçu

Neste sábado, 22 de Dezembro, a Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo, exibiu no Centro de Cultura Poeta José Coriolano Ribeiro, a poesia cinematográfica, A BARONESA DE SERRA BRANCA, diversificando a programação alusiva aos 70 anos de emancipação política e valorizando o trabalho dos artistas da terra. Na ocasião, o Prefeito Valderedo Bertoldo, assessores, secretários municipais, vereadores e comunidade em geral estiveram participando deste momento.

Um filme potiguar que será lançado até meados de abril desse ano, reconta a história de um casal abolicionista que viveu na cidade de Assu, no Alto Oeste potiguar, durante o século XIX. Valorizando os artistas locais, o longa-metragem tem como protagonistas o mister da cidade e uma professora de música.

Segundo o produtor da obra "A baronesa de Serra Branca", Paulo Sérgio de Sá Leitão, o barão Felipe Neri de Carvalho Silva e a baronesa Belisária Lins Wanderley marcaram a história do Rio Grande do Norte por terem dado liberdade aos seus escravos em 1885, antes da validação da lei Áurea, que acabou com a mão de obra escrava no Brasil em 1888. Na ocasião, a baronesa serviu os escravos com um banquete para comemorar o feito.

A baronesa de Serra Branca conta ainda com a participação de poetas, seresteiros e grupos de capoeira e dança africana. O financiamento da obra foi através da própria equipe que compõe o filme e contribuição de parceiros. "Nosso objetivo é lançar o filme no Cine Teatro de Assu e inscrever a obra em festivais", completa o produtor. 

Fonte: Núcleo de Comunicação/G1
Fotos: Assecom PMI

Final da 10ª Copa de Futebol de Bairros e Comunidades de Ipanguaçu

O prefeito Valderedo Bertoldo participou na tarde deste domingo (23), da final da 10ª Copa de Futebol de Bairros e Comunidades de Ipanguaçu. Dentro e fora do campo a festa foi completa. Com as arquibancadas completamente lotadas, o time do ABC venceu o UEI, por 2x1, sagrando-se campeão desta edição comemorativa aos 70 anos de Emancipação Política. 

De acordo com o prefeito, o empenho da gestão municipal no apoio ao calendário esportivo é reflexo do reconhecimento do esporte como ferramenta de transformação social nas comunidades e que é necessário manter viva a tradição esportiva na cidade. 

Também participaram do evento os secretários, Francinaldo Gonzaga (Esportes); Rayron Ribeiro (Administração); Rosa Gonzaga (Gabinete); Orlando Lopes (Assistência); Jaíres Azevedo (Obras) e o vereador Jefferson Santos.

Fonte/Fotos: Núcleo de Comunicação

Batista Bertoldo assegura nova vitória contra a oposição na Câmara em Ipanguaçu

O presidente da Câmara de Ipanguaçu, Batista Bertoldo, obteve importante vitória na Justiça nesta sexta-feira (14). A oposição entrou com processo questionando a legalidade da eleição que reelegeu Batista para exercer o segundo mandato consecutivo.

O caso foi julgado pelo Juiz Rafael Barros, do TJRN, que negou dois mandados de segurança, legitimando mais uma vez o pleito realizado para escolha da mesa diretora por mais dois anos. O ato é visto pela oposição como irregular, mas em decisão expedida pelo judiciário, não foi encontrado fundamento nas acusações em julgamento.

Com a decisão da Justiça, Batista seguirá à frente do Poder Legislativo durante o biênio 2019-2020, causando grande frustração aos opositores, que no momento são maioria na Câmara.

A oposição derrotada conta com sete nomes no momento, são eles:
Remo, Lindemberg (Berguinho), Joildo Lobato, Júnior Alcântara, Rayris Alves (Ray), Doel e Vera Lúcia.

III Sarau Literário da Educação Infantil integrou encerramento das atividades escolares em Ipanguaçu

As escolas municipais de Ipanguaçu, realizaram nessa sexta-feira,14, o III Sarau Literário da Educação Infantil, com o tema "Tecendo a Identidade: pelo viés da magia das histórias infantis". O evento aconteceu na Praça Nossa Senhora de Lourdes, com os olhares atentos e encantados do público. O Prefeito Valderedo Bertoldo esteve prestigiando ao lado do Presidente da Câmara, Batista Bertoldo; secretários; comunidade; alunos; pais e demais servidores. Na oportunidade, também foi integrado junto às atividades o encerramento da Semana do Bebê.

Marcado pela apresentação de danças, músicas, narrativas, poesia, teatro e leitura, o Sarau Literário teve como objetivo desenvolver a sensibilidade e o gosto dos alunos pela leitura, destacando a beleza da linguagem que é um dos principais instrumentos na formação do mundo cultural.

Para a Coordenadora da Educação Infantil, Amailza Rodrigues, "as crianças gostam e necessitam de histórias que povoam o imaginário do universo infantil; histórias estas que as levam ao encantamento e divertimento, estimulando sua inteligência, promovendo a socialização, memória e atenção, desenvolvendo sua sensibilidade e ao mesmo tempo aumentando seu interesse pelos livros", destacou.

Fonte/Fotos: Núcleo de Comunicação