Palestra sobre DST alerta população de Pedrinhas sobre os riscos da falta de proteção

Na manhã desta quinta-feira, 10, a Secretaria de Saúde promoveu uma palestra na UBS das Pedrinhas sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Com participação do Dr. Marcílio Cardoso e mobilização da equipe do Estratégia Saúde na Família da unidade, os profissionais interagiram com a comunidade nas ações educativas que vem sendo realizadas no objetivo de prevenir e alertar homens, mulheres e adolescentes sobre os riscos da relação sexual sem proteção e da necessidade de se fazer o exame do HIV. 

A palestra foi de suma importância à população, pois destaca que a equipe de saúde está empenhada em informar todos que desconhecem os métodos de prevenção contra as DST e a gravidade dos seus riscos. Para os componentes da UBS - Pedrinhas, o encontro visou expandir e melhorar as práticas de atenção básica aos moradores, destacando o propósito de agir com medidas de baixo custo e abrir um espaço para que cada um tire suas dúvidas sobre o assunto. 

Além disso, a Secretaria de Saúde informa que há distribuição de preservativos no Centro de Saúde e nas unidades básicas de atendimento, reforçando o compromisso com o município de prestar um serviço humanizado, gratuito e de acordo com as exigências do Ministério da Saúde, elaborando inciativas, inovando, consolidando metas e construindo impactos positivos sobre os munícipes.  

O município de Ipanguaçu segue apostando em medidas educativas, aproximando toda a população aos serviços básicos de saúde e dialogando para a criação de novas políticas públicas sobre a temática. A troca de experiências e as dicas proferidas na palestra, servem para que criar um vínculo entre as profissionais da unidade de saúde e os pacientes, podendo ainda receber acompanhamento especial das técnicas de enfermagem para viabilizar toda a assistência necessária.

Fonte: Núcleo de Comunicação
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Equipe de Vigilância Sanitária participou de treinamentos técnicos visando melhorar os serviços básicos de atendimento

Ao longo desta semana, a Secretaria de Saúde, representada pela Equipe de Vigilância do município recebeu treinamentos técnicos visando melhorar os serviços básicos de atendimento prestados à população. A ideia é desenvolver boas práticas e capacitar os agentes em diversas campos da vigilância em saúde como, saúde do trabalhador, ambiental, sanitária e epidemiológica. 

“A ideia é desenvolver boas práticas e capacitar os agentes em diversas campos da vigilância em saúde como saúde do trabalhador, ambiental, sanitária e epidemiológica. Não vamos parar de trabalhar para ter uma saúde eficiente para o nosso povo”, explicou Valderedo.

Fonte: Núcleo de Comunicação
Foto: Coordenação Municipal de Vigilância Sanitária

Gestão Municipal amplia atividades de saúde bucal para crianças da Creche Rosilda Ribeiro

A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria de Saúde, segue intensificando atividades voltadas à pratica de promoção à saúde, unindo o campo da educação nas ações socioeducativas do âmbito individual e coletivo direcionadas para a saúde bucal das crianças matriculadas na Creche Profª Rosilda Ribeiro Barbalho –  CMEI. Sob orientação da Dra. Beatriz, os estudantes receberam orientações sobre o método correto de escovação e praticaram em sala de aula o aprendizado adquirido sobre os cuidados com a higiene dos dentes. 

A iniciativa faz parte do programa Saúde na Escola, tendo o objetivo principal de unificar as secretarias de educação e saúde para planejar, coordenar e executar políticas públicas que melhorem o hábito de vida das crianças e adolescentes. Na perspectiva do poder executivo municipal, a discussão sobre saúde bucal se faz necessária, pois, vem sendo recorrente nos consultórios odontológicos o aumento de pacientes com casos de mau hálito, sensibilidade e dor nos dentes além de sangramento nas gengivas.

Na palestra, a dentista Dra. Beatriz ainda recomendou que as crianças comunique aos pais qualquer sintoma anormal nos dentes, use escovas com cerdas maciais para a escovação e creme e fio dental. Além disto, informou que a equipe de saúde possui dentistas experientes nas unidades de atendimento para os que precisarem realizar uma profilaxia profunda ou tratamento mais rigoroso e que eles solicitem ao profissional durante a consulta uma sugestão de enxaguante bucal para intensificar os cuidados em casa. 

Possuir dentes saudáveis e um grande sorriso requer atenção diária. Muito além de investimentos em campanhas educativas, é importante que pais e professores  também agreguem o nível da discussão para todos os espaços, levando os pequenos para consultas periódicas com os dentistas disponíveis, limitar a ingestão excessiva de açúcar deles e incentivar a escovação dos dentes sempre após qualquer refeição. Nesta visão, a Prefeitura de Ipanguaçu aposta que por meio de ações e um debate participativo, toda a comunidade ganha evitando problemas dentários e a utilização de aparelhos ou procedimentos mais exigentes.

Fonte: Núcleo de Comunicação
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Ipanguaçu intensifica reuniões com beneficiários de programas sociais

A Prefeitura de Ipanguaçu, através das Secretarias de Assistência Social e Educação, vem promovendo durante a semana encontros nas escolas da rede municipal de ensino com os beneficiários do Programa Social Bolsa Família. As reuniões já ocorreram nas comunidades de Arapuá, Tabuleiro Alto, Pataxó e Pedrinhas e visou a pactuação dos assistentes sociais junto às famílias, orientando todos os usuários sobre a  importância de cumprirem com as condicionalidades exigidas  pela educação, além de se informarem sobre atualização de registros e normativas referentes ao Cadastro único.  

A Coordenadora da Frequência Escolar, Jacira Fernandes, abordou o papel das famílias junto à comunidade escolar, incentivando que as mães acompanhe o rendimento dos filhos na escola, estimulando a permanência deles na sala de aula, evitando uma possível evasão e garantindo um baixo número de faltas. 

Também, a gestora do Cadastro Único, Katia Alves, esteve presente nos encontros, mostrando aos beneficiários as funcionalidades deste mecanismo que identifica as famílias em situação de vulnerabilidade social e como os membros do núcleo familiar deve apresentar todas as informações necessárias para comprovação de sua situação socioeconômica. 

Neste aspecto, a gestão municipal vem assumindo sua responsabilidade social, assegurando transparência nos ritos burocráticos dos programas federais, evitando dúvidas, aproximando o poder público das discussões de interesse coletivo, garantindo direitos e visando o fortalecimento da qualidade de vida dos beneficiários.

Fonte: Núcleo de Comunicação
Fotos: Secretaria Municipal de Educação


Prefeitura divulga edital de seleção de Assistentes de Alfabetização para atuarem no Programa Mais Alfabetização

A Prefeitura de Ipanguaçu divulga, por meio da Secretaria Municipal da Educação, edital de seleção de Assistentes de Alfabetização para atuarem no Programa Mais Alfabetização, do Ministério da Educação (MEC).

As inscrições serão efetuadas na Secretaria Municipal de Educação de Ipanguaçu-RN, nos dias 08 e 09 de maio de 2018 das 08:00 às 13:00 horas.

A seleção se dará por 02 (duas) etapas que será realizada através da análise de Currículo comprovado, e escrita de uma Carta de Intenção. Serão disponibilizadas 02 (duas) vagas para Assistentes de Alfabetização do Programa Mais Alfabetização no âmbito Município de Ipanguaçu-RN.

Poderão participar da seleção quem possui formação em Pedagogia, Magistério, Normal Superior ou estudantes do 3° ano de Pedagogia. O Assistente de Alfabetização receberá, a título de ressarcimento, o valor instituído pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, para o Programa Mais Alfabetização em 2018.

O Mais Alfabetização é um programa do Governo Federal com vistas ao fortalecimento do processo de alfabetização dos alunos dos 1° e 2° anos do ensino fundamental. Consiste na inclusão do Assistente de Alfabetização, agente que subsidiará a atividade docente do professor regente, em todas as turmas atendidas. Considerando que, conforme resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA, que apontam para uma quantidade significativa de crianças nos índices insuficientes de alfabetização, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que defende uma ação pedagógica com foco na alfabetização, o Mais Alfabetização surge uma ferramenta para melhorar esse processo de aprendizagem.

Clique aqui para acessar o Edital da seleção.


Encontro formativo do PNAIC discute linguagem escrita e oral na Educação Infantil do município

A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Educação, promoveu nesta segunda-feira o IV Encontro Formativo do PNAIC - Educação Infantil 2018. O evento foi ministrado pela Coordenadora da Educação Infantil, professora Amailza Fonseca, e discutiu o processo educacional da Criança no período do ensino inicial, com ênfase na Linguagem oral e escrita visando a construção de sua formação humana e de aprendizagem. 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso entre a Prefeitura Municipal e os governos federal e estadual. A ideia do programa é permitir que todos os professores que integram à educação infantil possam planejar suas aulas de forma estratégica, atendendo as normas do projeto para que todas as crianças do município estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. 

A temática do encontro proporcionou que os educadores enxergassem novas visões sobre os alunos, apresentando uma abordagem da linguagem oral e escrita em sala mais dinâmica e  com um repertório literário mais amplo, explorando as ideias dos discentes e representando essa comunicação com desenhos, conversas e dramatizações, tornando que eles embarque em histórias fictícias que tragam o entendimento sobre personagens e enredos, deixando a prática educativa mais atrativa e adotando um modelo que não se limite ao conceito pedagógico tradicional, com excesso de material conteudista sem ações de interação. 

No que compete ao executivo municipal, o Prefeito Valderedo tem intensificado investimentos e estabelecendo prioridade para aperfeiçoar a qualidade de ensino e garantir que toda a comunidade seja beneficiada com os novos projetos. "Todos esses diálogos promovidos pela equipe da rede municipal de ensino são importantes para que eu possa juntamente com os professores agir de forma rápida e intensa no processo de alfabetização de nossas crianças", explicou.

Fonte: Núcleo de Comunicação
Fotos: Secretaria Municipal de Educação

TSE suspende cassação de prefeito de Ceará-Mirim e eleição suplementar no município

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira (3) os efeitos da decisão tomada semana passada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), de afastar do cargo o prefeito de Ceará-Mirim, Marconi Barreto. Concedida pelo ministro Admar Gonzaga, a liminar também suspende a eleição suplementar já marcada pelo TRE/RN para o próximo dia 3 de junho no município da Grande Natal.

A tese apresentada no TSE pelos defensores do prefeito, os advogados Kennedy Diógenes e Sanderson Mafra, e aceita pelo relator do recurso foi a de que o TRE/RN desconsiderou em seu julgamento a falta de provas robustas que comprovem o abuso de poder econômico apontado contra o prefeito. Marconi Barreto é acusado do abuso por ter custeado obras de drenagem e abertura de canais em rio que percorre alguns povoados de Ceará-Mirim.

Além da falta de provas inequívocas da irregularidade atribuída ao prefeito, a defesa viu prosperar a sua tese de que as ações apontadas na acusação são desproporcionais, não tendo intenção, nem potencialidade para causar prejuízos ao pleito eleitoral de 2016, quando Marconi foi eleito.

O ministro atendeu ainda outra questão levantada pela defesa do prefeito: a de que manutenção da ordem do TRE acarretaria em “indesejável alternância do poder”, provocando assim prejuízos à administração e à população de Ceará-Mirim.

Admar Gonzaga, por fim, observa em sua decisão que as questões envolvendo o processo ainda carecem de maior análise no TSE. A decisão é liminar e o processo segue para votação no plenário do TSE.


Juíza do Trabalho determina proibição de gastos com publicidade do Estado

A 4ª Vara do Trabalho de Natal determinou a proibição de veiculação de publicidade governamental do Estado do RN até que sejam reimplantados os adicionais de periculosidade e insalubridade na remuneração dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde Púbica do Rio Grande do Norte (Sesap).

A medida foi tomada em razão do descumprimento de decisão resultante de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RN).

Apesar da concessão de liminar no mês passado, que obrigava o Estado do RN a realizar essas medidas, além de restituir os valores correspondentes às parcelas já retiradas, com a devida atualização monetária e juros, o Estado não cumpriu a decisão judicial.

De acordo com o despacho judicial, além do imediato bloqueio dos valores, em caso de novo descumprimento, a multa a ser paga pelo Estado passa de R$10 mil para R$20 mil ao dia.


Azul define preços de voos do Aeroporto de Mossoró

A retomada dos voos comerciais no Aeroporto Dix Sept Rosado ocorre durante a realização do melhor e mais cultural São João do País, o Mossoró Cidade Junina.

A data de estreia da linha aérea é 13 de junho, quando também o Município comemora a resistência ao bando de Lampião. Nesta sexta (04), a Azul Linhas Aéreas anunciou os preços das passagens aéreas de ida e volta para Recife.

De acordo com informações do site oficial da empresa, os preços de bilhetes dos voos Mossoró/Recife e Recife/Mossoró custarão, sem bagagem, R$ 123,87 e R$ 141,07, respectivamente. Segundo a companhia, os clientes que partirem de Mossoró poderão chegar a cidades como São Paulo por meio dos aeroportos de Viracopos e Guarulhos. Ainda será possível conectar-se a Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Galeão), Fortaleza, Salvador, Juazeiro do Norte, Natal, Teresina, Maceió, Aracajú, Petrolina, São Luís, João Pessoa, Belém e também dois dos destinos internacionais operados pela empresa nos Estados Unidos, Fort Lauderdale e Orlando.

A Azul informou que a operação ocorre três vezes por semana, com expectativa de chegar a seis até novembro.


Reforma trabalhista só deve valer para ação posterior, decidem juízes

A Lei nº 13.467/2017, texto da reforma trabalhista, só deve valer para processos e contratos iniciados após o dia 11 de novembro de 2017, data em que as novas regras entraram em vigor.

Esse é o entendimento da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), aprovado neste sábado (5), no Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat).

Foi o primeiro congresso promovido pela associação após a aprovação da reforma. Cerca de 700 juízes se reuniram para debater, sobretudo, as polêmicas da mudança nas leis trabalhistas. Após o debate de um número recorde de teses apresentadas ao fórum, concluíram que a reforma trabalhista deve ser aplicada de acordo com a Constituição Federal e as convenções e tratados internacionais e os juízes do Trabalho. As teses aprovadas devem guiar a atuação da associação, mas não necessariamente os posicionamentos de todos os juízes, pois há independência.

Essa vinculação deve ser expressa, por exemplo, na garantia do acesso à Justiça. A reforma estabeleceu que, caso o trabalhador perca a ação, deve arcar com as custas do processo. Até mesmo pessoas pobres que contarem com acesso à Justiça gratuita também ficaram, pela regra, sujeitas ao pagamento de honorários de perícias se tiver obtido créditos em outros processos capazes de suportar a despesa.

Acordos coletivos

Outro posicionamento tomado pela associação é relativo aos acordos coletivos. A Anamatra também considerou inconstitucionais a previsão legal que diz que o percentual de insalubridade pode ser diminuído por norma coletiva e também o artigo que aponta que jornada e repouso não dizem respeito à saúde e à segurança do trabalhador. Para a associação, não é possível que acordos se sobreponham às leis existentes – o chamado negociado sobre o legislado – em relação a essas questões, exatamente por se tratar de temas relacionados à saúde e segurança do trabalho.

O congresso também reafirmou que “os juízes, em suas decisões, não podem ser tolhidos na sua livre convicção motivada”. “Qualquer entendimento, que parta da lei, no sentido de pretender que fixar uma interpretação é uma restrição inconstitucional”, acrescenta o Feliciano.

Discussão polêmica envolveu a contribuição sindical. Embora haja críticas quanto à natureza tributária que essa contribuição tem, o Conamat aprovou tese que entende inconstitucional a supressão do caráter obrigatório da contribuição sindical pela Lei nº 13.467/2017, o que só poderia ser feito por lei complementar – e não ordinária, como é a lei da reforma trabalhista.


PESQUISA CERTUS/FIERN: Fátima lidera com 25,60% seguido de Carlos Eduardo com 14,54%

O Sistema FIERN divulgou no início deste domingo nas suas redes sociais pesquisa encomendada ao Instituto CERTUS. A pesquisa foi elaborada no período de 27 a 30 de abril, com 1410 entrevistados, em 7 regiões, 40 municípios e com margem de erro de 3% para mais ou para menos. E está registrada na justiça eleitoral sob os números RN-01096/2018 e BR-08786/2018.

Para o governo do estado no cenário estimulado, o resultado ficou: Nenhum 31,49%, Fátima Bezerra 25,60%, Carlos Eduardo 14,54%, Não sabe 8,87%., Geraldo Melo 7,66% e outros 11.84%.

O Sistema FIERN informou que a pesquisa completa vai estar disponível a partir do meio dia no site da Federação.


Arquidiocese de Natal: Arcebispo anuncia datas de posses dos padres que foram transferidos

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha (foto), anunciou sexta-feira (04), as datas de posse dos padres que foram recentemente nomeados.

No dia 17 de julho ocorre o ato de posse oficial do padre José Moreira de Lima na paróquia do Divino Espírito Santo, na cidade de Vera Cruz.

No dia 18 do citado mês é a vez da solenidade de posse do padre Ailson Bezerra do Nascimento, à frente da paróquia de São João Batista, na cidade de Montanhas.

No dia 19 de julho é o padre Raimundo Renato da Rocha Ciríaco que será formalmente empossado na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Lajes.

No dia 23 de julho o Arcebispo empossará o padre José Roberto da Rocha, Zezinho, como novo titular da paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro de Felipe Camarão, em Natal.

No dia 25 do mesmo mês é a vez do padre Antônio Teixeira Gomes ser confirmado na paróquia de Santo Ambrósio Francisco Ferro, n o bairro Planalto, também na capital do estado.

Em todas as ocasiões, antecipa informação veiculada pela página virtual da Arquidiocese de Natal na internet, a missa de acolhida aos novos párocos será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, às 19h.


Lideres e pré-candidatos do Vale do Açu e Central Cabugi presentes no Encontro do PR em Assú


O primeiro Encontro Regional do PR em Assú, neste sábado (05), reuniu muitas lideranças que saíram do evento com uma visão política do PR sobre oportunidade de melhoras na vida da população do nosso Estado e do nosso País através do voto, além dos aspectos do empreendedorismo e do sucesso, através da palestra do empresário Marcelo Alecrim.

Os pré-candidatos Tião, Jorge do Rosário,Terezinha Maia, George Soares, Igor Rafael, Ubiracy Pascoal estiveram presentes.

Prefeitos, como de Messias Targino, Shirley Targino, de São Rafael, Rêmulo, de Assú, Gustavo Soares, de Serra do Mel, Bibiano, de Ipanguaçu, Valderedo, de Baraúnas, Lúcia de Aldivon, além de lideranças como Paulinho, Ninton Maia, vereador Wallace de Assú e o Pastor ex-vice-prefeito de Pau dos Ferros, também participaram do primeiro Encontro do PR de 2018.

Na opinião de todos que participaram, o Encontro foi perfeito. O evento mostrou a força e organização do PR mais uma vez.


Governo convoca mais de mil segurados para revisão de benefícios do INSS

O governo federal convocou 1.161 segurados que recebem o auxílio-doença para a revisão de benefícios por incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio Grande do Norte. A lista com o nome dos convocados foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (30).

Foram chamados os beneficiários não encontrados por alguma inconsistência no endereço e quem recebeu a carta, mas não agendou a perícia no prazo determinado.  

Quem teve o nome publicado no DOU tem 15 dias corridos para tomar ciência da publicação e mais 5 dias para agendar a perícia pelo telefone 135. Ou seja, o prazo para o agendamento se encerra no dia 21 de maio de 2018.

Caso a perícia não seja agendada, o pagamento ficará suspenso até o convocado regularizar sua situação. A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para marcar o exame. Se não procurar o INSS nesse prazo, o benefício será cessado.